top of page

UA-46274518-1

Metodologia TLS

O TLS foi criado na tentativa de utilizar as melhores práticas de cada uma das metodologias. O Foco (Teoria das Restrições), o combate aos Desperdícios (Lean Manufacturing) e a redução das Variabilidades dos processos (6 Sigma). O TLS, como uma nova metodologia proporciona um trabalho muito mais direcionado a eliminar os obstáculos que realmente impedem a empresa de ganhar mais dinheiro, obtendo melhores resultados em um menor espaço de tempo.

ROADMAP - TLS

A metodologia adotada consiste na perfeita interação entre conhecimento e experiência dos produtos e processos da empresa com a expertise da metodologia TLS. Nesse contexto, as equipes da SigmaCoach estarão suportando os times de trabalho em todas as etapas do projeto, seja através de treinamento, direcionamento e discussões sobre os problemas encontrados, fazendo o uso de suas experiências anteriores. O TLS segue as seguintes etapas:
 
DEFINIR
São realizados alguns workshops envolvendo a alta administração, gerência e funcionários que tenha alta influência no processo para a definição das principais restrições e formação das equipes.
Workshop Conceitual - O grande objetivo é o desenho do mapeamento logístico da empresa e o levantamento e alinhamento das principais restrições do processo que impedem a empresa de ganhar mais dinheiro.
Workshop de Alinhamento - Consiste em apresentar os objetivos aos times formados e apresentar as  regras do jogo que devem ser adotadas imediatamente, com acompanhamento da consultoria.
 
MEDIR
Base às informações levantadas na fase de definição, as equipes iniciam a medição de processos e adaptam ou criam indicadores (KPIs). Nesse momento passamos a medir os estoques para um melhor entendimento de suas variações. O MFV (Mapa de Fluxo de Valor) estado atual pode ser desenhado para um melhor entendimento do fluxo e dos processos em função do Takt Time (Demanda do cliente). É importante nesse passo, o acompanhamento da confiabilidade da produção e se esta apresenta uma estabilidade básica. Futura identificação de atividades que não agregam valor ao cliente e nem ao negócio. As palavras de ordem aqui são FOCO, LIDERANÇA e DISCIPLINA.
 
ANALISAR
As equipes analisam periodicamente os KPIs para se ter um bom entendimento da realidade do comportamento e variabilidades dos processos. Essas analisam nos propiciam o alinhamento dos objetivos e a assertividade das ações propostas, priorizando-as de forma a aplicar os recursos com eficiência. Foco deve ser dado ao Fluxo Contínuo e Produção Puxada. Como resultado dessas analises, teremos um melhor entendimento da realidade dos processos e das necessidades de melhoria para o atendimento eficaz dos requisitos dos clientes internos e externos. Ao final dessas analises um plano de ação deve ser elaborado e validado.
 
MELHORAR
Validado o plano, as equipes passam a executar as ações propostas. Atividades que não agregam valor devem ser eliminadas e ferramentas do Lean Manufacturing e Seis Sigma devem ser utilizadas para eliminar os desperdícios e reduzir as variabilidades do processo. Ferramentas como Trabalho Padronizado, 5S, Troca Rápida, TPM, Nivelamento, etc. são fundamentais para a criação de um fluxo contínuo.
 
CONTROLAR
Tendo as ações implementadas e os resultados alcançados, passamos agora a controlar o processo para que as melhoras se perpetuem. Ferramentas como Poka Yoke (prova de erros), auditorias, acompanhamentos, indicadores, procedimentos, instruções, etc. são utilizadas e monitoradas para a garantia do sucesso dos resultados
 
 
São realizadas reuniões periódicas e são emitidos relatórios de progresso para que a alta administração tenha pleno conhecimento sobre o avanço do projeto.

 

​​
bottom of page