top of page

UA-46274518-1

Teoria das Restrições

A Teoria das Restrições (TOC) é uma filosofia de gestão desenvolvida pelo Dr. Eliyahu Moshe Goldratt que afirmava que a resistência de cada cadeia, de cada processo ou de cada sistema depende do seu "elo" mais fraco. A TOC é sistêmica e se esforça para identificar essas restrições e efetuar as mudanças necessárias para removê-las. Dr. Goldratt e a TOC se tornaram amplamente conhecidos com a publicação do romance "A Meta" de 1984.

A Meta da empresa é fazer mais dinheiro agora e sempre. Para isso, existem três medidas-chave de desempenho global (não local) que devem ser avaliadas:

  • aumentar o ganho.
  • reduzir despesas de inventário.
  • reduzir despesa operacional.

Foco - Maior Rentabilidade - A taxa pela qual o sistema gera dinheiro através das vendas.​

Qualquer coisa que impeça sua empresa de ganhar mais dinheiro é considerada Restrição. As restrições podem aparecer na forma de capacidade, material, logística, mercado (demanda), comportamento, ou mesmo política de gestão. Os recursos são concentrados para a eliminação dessas restrições. Para isso, existe um conjunto de ferramentas para a solução de problemas, gerenciamento e tomada de decisões, chamado de Processo de Raciocínio.​​​ O objetivo é responder lógica e sistematicamente a três perguntas essenciais para qualquer  processo de melhoria contínua:

  • "O que mudar?"
  • "Para o que mudar?"
  • "Como causar a mudança?"

Foram desenvolvidas cinco etapas para ajudar o sistema a lidar as restrições com o objetivo de assegurar que os esforços de melhoria estejam no caminho para a melhoria do sistema como um todo. Os cinco passos da TOC são:

  1. Identificar restrição do sistema.
  2. Decidir como explorar restrição do sistema.
  3. Subordinam tudo e todos às decisões tomadas no passo 2.
  4. Elevar restrição do sistema.
  5. Se a restrição é eliminada, volte ao passo 1. Não permita que a inércia cause uma nova restrição.

Esta é a base utilizada pela Sigma.Coach na utilização da metodologia TLS.​

bottom of page